terça-feira, outubro 25, 2005

Contadores de histórias


Narrar é um ato inventivo, seja para contar o acontecido ou apalavrar o imaginado. E toda a sua invenção reside no detalhe: evidenciar uma palavra, iluminar uma pausa, desdobrar um gesto, incorporar a participação dos ouvintes, buscar um tom de voz, encaixar um comentário, introduzir uma personagem, arquear as sobrancelhas... Desenrolar o enredo e enredar as palavras são as duas páginas da mesma folha. O ouvinte não se envolve apenas com o rumo dos acontecimentos, mas também com o rumor das palavras.
Muitas vezes, num ambiente familiar, relembramos uma anedota e pedimos para que uma “certa pessoa” narre o conto humorístico. Esta “certa pessoa” é escolhida, porque já demonstrou, em outras ocasiões, a sua capacidade inventiva no ato narrativo. E todos revisitam a velha anedota e todos reencontram a sempre nova alegria do pensamento sutil e do trocadilho surpreendente.
Para crianças e adolescentes, narrar, poetizar, cantar, jogar com as palavras – tudo isso é um sedutor exercício de investigação e experimentação. E onde existem investigação e experimentação, sabemos nós, educadores, aí está o terreno para a construção do conhecimento. Aqui está, portanto, a nossa aventura partilhada.

6 Comments:

Blogger Professora Nelci Metz said...

A Arte de Contar Histórias

Contar história é mais do que um simples exercício de oralidade. Abrange muitas outras linguagens como a corporal, visual, auditiva, gráfica.

Cleomar, Greice e Nádia.

3:49 PM  
Blogger Professora Nelci Metz said...

A contação de histórias pode ser uma arte que aprimoramos todos os dias, usando a oralidade quebra-se a formalidade do fato narrado, fazendo assim com que as crianças interajam e percam o receio de se expressar e contar suas próprias histórias. Janete, Francieli e Vanessa.

3:49 PM  
Blogger Professora Nelci Metz said...

A série apresentada acrescentou-nos mais idéias, com isso, veio a somar para nós educadores novos caminhos, que irão possibilitar novas estratégias de como contar histórias.
Temos que estar cientes de que, nossos alunos possuem uma bagagem histórica, como nós também; precisamos partilhar esse momento, e com isso, recriar oportunidades para que tanto educando X aluno ou aluno X educando troquem informções até então "talvez" esquecidas na Memória.
Angela Colussi.
Mary Morona.
Luciane Compolim.

3:49 PM  
Blogger Professora Nelci Metz said...

sem distinção de pessoas, todos possuem a capacidade de contar histórias, ela não é um dom mas algo que necessita ser trabalhado, alguns usam mais a capacidade, outros menos, às vezes por inibição ou por falta de interesse. A deficiência não está nas coisas, mas sim na má utilização delas, todos podem usufruir da técnica, basta à busca aliada à vontade. Algumas técnicas a serem seguidas: conhecer a história para poder expressar realmente o que ela quer demonstrar; conhecer a criança, pois cada uma tem a sua diferente maneira de interpretação. Usar estereótipo; procurar um lugar adequado. JOSÉ CRISTIANO, DANIELLA E EDA

3:54 PM  
Blogger Professora Nelci Metz said...

A palavra tem um encantamento. O ato de contar estórias aproximam as pessoas do livro, ela se torna o poder da palavra. O contador vai contando, tocando e encantando os seus ouvintes.A estória deve ser contada e vivenciada em qualquer idade.
Alaide T. Oliveira
Layde S. Souza
Beatriz M. Olsen

3:55 PM  
Blogger Professora Nelci Metz said...

A EXPERIÊNCIA DE CONTAR HISTÓRIAS NÃO IMPLICA EM GRANDES CURSOS E SIM NA CONVIVÊNCIA COM O OUVIR E O CONTAR. O CONTADOR DE HISTÓRIAS NASCE OUVINDO E LENDO HISTÓRIAS, DAÍ A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO CONSTANTE NESSE ASPECTO. POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, PUDE CONSTATAR A VERACIDADE DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. DEDIQUEI-ME A CONTAR HISTÓRIAS E LER PARA MINHA FILHA DESDE O VENTRE, O RESULTADO SETE ANOS APÓS FOI ESPETACULAR, POIS ELA DEMONSTRA UM GRANDE INTERESSE EM ESCREVER HISTÓRIAS, CONTAR E LER LIVROS; E PELO COMENTÁRIO DA PROFESSORA APRESENTA UMA ÓTIMA ORALIDADE E UM VOCABULÁRIO MUITO AMPLO, REBUSCADO PARA SUA IDADE.
QUANTO MAIS HABITUADA A OUVIR, MAIS FÁCIL SERÁ PARA APRECIAR O TEXTO.
ADRIANA FLOR
IVONE WOLFART
ZILÁ MEIRELES

4:02 PM  

Postar um comentário

<< Home